Características dos estudos incluídos

Esses estudos recorreram a métodos qualitativos ( n  = 15), quantitativos ( n  = 14) e combinaram métodos qualitativos e quantitativos de coleta de dados ( n  = 6). A maioria dos estudos quantitativos foram descritivos, com apenas dois estudos analíticos transversais que compararam coortes de estudantes participantes de nível M com outras coortes. Três estudos usaram pesquisas de ex-alunos em grande escala para estudar planos de carreira em enfermagem, fisioterapia e saúde pública.

medicina de emergencia pos graduação

Detalhes da qualidade metodológica dos estudos individuais estão descritos na Tabela  4 . A qualidade metodológica variou de baixa a média para a maioria dos estudos. Apenas quatro estudos [ 40 , 50 , 54 , 58 ] foram considerados de alta qualidade.

A síntese das descobertas em um modelo lógico de teoria de programa completo é ilustrada na  Fig . Esta síntese da teoria do programa de nível M em diversas profissões de saúde oferece um caminho que representa como as atividades pedagógicas e o contexto do programa interagiram para produzir resultados, resultados e impacto. A inclusão das atividades do programa e do contexto por alguns estudos facilitou a síntese coletiva deste modelo.

Modelo lógico de educação de nível M sintetizado a partir de revisão sistemática da literatura. (Nota: Embora seja lido da esquerda para a direita, o caminho não implica causalidade)

Três estudos relataram módulos de um programa sem nenhuma exploração adicional de sua pedagogia. Foram descritas as pedagogias de nove avaliações de programas (arquivo adicional 2). Essas abordagens pedagógicas foram sintetizadas em cinco categorias. Foram geralmente informados pelo construtivismo social, pela aprendizagem de adultos e pelas teorias de aprendizagem reflexiva, com uma estrutura global que promoveu uma abordagem centrada no aluno. As percepções dos alunos-participantes sobre a pedagogia de um programa não foram exploradas.