O QUE É UMA INVESTIGAÇÃO FORENSE?

Quando você vê ou ouve pela primeira vez a expressão investigações forenses, o que vem à mente podem ser imagens de cientistas realizando exames de sangue ou de DNA usando amostras da cena de um crime. Contudo, uma investigação forense não tem necessariamente de ser concluída no contexto de uma investigação criminal e não pode envolver sangue ou ADN.

O que é Perícia Financeira e Como Se Especializar na Área?

Uma investigação forense pode ser algo que ocorre no contexto de um litígio civil e pode ser considerada parte do processo contencioso. Isto ocorre porque a investigação é muitas vezes necessária para reunir as provas necessárias para apresentar um caso bem-sucedido a um tribunal. Uma investigação forense é uma investigação que envolve alguma forma de método científico ou outra habilidade, como experiência em contabilidade ou avaliação, e olha retrospectivamente para determinar algo que aconteceu no passado.

Em Que Contextos As Investigações Forenses Podem Ser Úteis? O requerente num processo de litígio civil é obrigado a provar uma série de elementos para convencer o tribunal de que o seu pedido deve ser honrado. A seguir estão algumas das coisas que uma investigação forense pode ajudar um demandante em um caso de litígio civil a provar:

A causa de um acidente, por exemplo, uma investigação forense envolvendo a perícia de um engenheiro de trânsito;

Se ocorreu realmente uma violação do contrato, por exemplo, um contrato pode ter exigido a transferência de dinheiro para uma determinada empresa num momento específico. Uma investigação forense utilizando conhecimentos contábeis poderá determinar se isso de fato ocorreu;

Se um componente de um produto estava defeituoso, por exemplo, investigação forense envolvendo conhecimentos de engenharia; e Se um produto foi contaminado, por exemplo, uma investigação forense envolvendo uma análise química.