Odontologia e profissão de cirurgião-dentista em poucas palavras

O cirurgião-dentista é o profissional de saúde que cuida da boca, dos dentes, das gengivas e de todos os tecidos adjacentes do seu paciente. Ele é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de patologias bucais e dentárias. O cirurgião-dentista também está obrigado a realizar reabilitação anatômica, funcional (mastigação, fala, etc.) mas também estética da cavidade oral. 

prótese fixa bases para o planejamento em reabilitação oral

Você sabia ? Não há diferença entre um dentista e um cirurgião-dentista. É o mesmo trabalho e o mesmo diploma!

Para tratar adultos e crianças, além da habilidade técnica e destreza , o dentista deve demonstrar escuta , tato e psicologia . A interação com outras disciplinas médicas é essencial para um atendimento ideal. Qualidades humanas , tecnicidade , investigação e contato , trabalho em equipe e gestão são necessários para atender às necessidades do paciente. 

Ser cirurgião-dentista está, portanto, longe do simples clichê de ser um extrator de dentes. É uma profissão que exige atendimento integral ao paciente. O escopo muito amplo das disciplinas odontológicas torna, portanto, a prática do cirurgião-dentista extremamente variada. 

Estudos de odontologia  – Os estudos de cirurgia dentária (ou odontologia) organizam-se em várias fases:

Os anos pré-clínicos (2.º e 3.º anos) durante os quais os alunos realizam numerosos Trabalhos Práticos (TP). Estes exercícios práticos permitem treinar o manuseamento dos diferentes instrumentos e materiais utilizados na prática das ciências dentárias (turbinas, contra ângulos, compósitos, etc.).